domingo, 15 de novembro de 2009

Quem sou eu como professor e aprendiz

Sou uma professora que está sempre buscando aprimorar a organização do meu trabalho pedagógico, atenta a diferentes métodos de ensino que criem um ambiente favorável na sala de aula para que meu aluno desenvolva sua criatividade. Procuro adotar uma postura de facilitador da aprendizagem, estimulando o questionamento, a curiosidade, a troca de experiências, ouvindo suas idéias e buscando descobrir o potencial de cada aluno.
Hoje, o professor criativo deve estar aberto a novas idéias e experiências e a globalização nos obriga a sermos profissionais que saibam lidar com recursos informatizados, pois os avanços tecnológicos crescem muito rapidamente e para que não fiquemos à margem do progresso devemos estar sempre nos capacitando.
Como educadores, o importante é acreditarmos no nosso potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar novas experiências e dimensões do cotidiano, tornando-nos pessoas mais abertas, acolhedoras e compreensivas, sendo testemunhas vivas de uma aprendizagem continuada.
Se sou um professor-aprendiz, me coloco numa atitude mais atenta, receptiva, e tenho mais facilidade de estar no lugar do aluno, de modificar meus pontos de vista e a repensar no meu modo de ensinar, mudando determinada metodologia que não esteja de acordo com o tipo de aula do momento.
Nós, professores, precisamos estar sintonizados com o mundo, e isso, só é possível se formos ao mesmo tempo mestre e aprendiz, tendo como foco principal nosso alunado e nossa carreira profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário